"Faça-se o Amor..."
TEMA 2017
(83) 8787-2806 / 3231-6896
contato@liriosdovale.org

RETIRO MENSAL

Publicado por em 12 de dezembro de 2015

 

Ao iniciarmos um Novo Ano é importante adquirirmos o hábito do RETIRO MENSAL, que se trata de um dia do mês passado em silêncio, meditando a palavra de Deus, revendo o próprio projeto de vida, verificando os progressos e recuos na vida espiritual e programando uma nova etapa de caminho.

Um ano inteiro representa uma longa e exaustiva viagem em que a reflexão e as energias acumuladas no retiro anual tendem a esgotar-se e resfriar-se. O retiro mensal ajuda a reassumir a missão com maior empenho e fidelidade para um serviço mais eficaz na construção do reino. É o ver e julgar à luz da palavra de Deus, em vista de um agir segundo os critérios de Jesus Cristo. O costume de retirar-se não é, aliás, uma invenção recente é, ao contrário tão antiga quanto ao homem: filósofos, políticos, esportistas, religiosos de todas as épocas têm buscado a solidão, têm-se retirado para avaliar e programar.

O sentido do retiro mensal é bíblico. A solidão do deserto é o lugar em que Deus se revela, com mais amor, e preferencialmente ao homem. Elias refugia-se no Horeb (1Rs-19); Moisés retira-se sob à montanha onde Deus se revela (Ex-33); João Batista permanece no deserto até que o Senhor se manifeste (Lc-1,80); Os apóstolos reúnem-se com Maria no cenáculo à espera do Espírito Santo (At-1);

COMO FAZER UM BOM RETIRO MENSAL

1– O recolhimento e a reflexão sobre uma ideia central apresentado por alguém, ou lida em um livro, ou escolhida pessoalmente;

2– Uma boa revisão de vida sobre o compromisso do mês anterior;

3– Uma confissão sacramental que nos compromete com Deus no processo de conversão;

4– Projetar o caminho que desejamos seguir no futuro;

Todo retiro mensal é um compromisso consigo mesmo, com Deus e com os outros. Uma parada concedida a si mesmo não é um luxo, mas uma necessidade para reencontrar o equilíbrio emocional e espiritual que é, muitas vezes lesado pela agressividade do mundo atual.


Nilton Lima

Colunista

Fundador da Comunidade Lírios do Vale

 

COMUNIDADE LÍRIOS DO VALE
Rua Emp. Olavo dos Guimarães Wanderley, 100 - Valentina/Cuiá
João Pessoa/PB - CEP: 58.063-006

2017 © Lírios do Vale – Comunidade Católica. - Todos os direitos reservados.