"Faça-se o Amor..."
TEMA 2017
(83) 8787-2806 / 3231-6896
contato@liriosdovale.org

Espírito Santo – Chama viva de amor

Publicado por em 18 de março de 2015

 

O fogo é o símbolo de uma purificação mais profunda. A água purifica por fora, o fogo por dentro, dessa forma as coisas preciosas – o ouro no âmbito material, a fé no espiritual são provadas no fogo.

O Espírito Santo é aquele que nos purifica no mais íntimo do ser, que derrete em nós o coração de pedra, que destrói o pecado e refunde em nós a imagem de Deus.

O coração humano tem duas chaves: Uma está na mão de Deus, a outra na mão do homem. Nenhum dos dois pode abrir sem a ajuda do outro, com sua onipotência Deus pode fazer qualquer coisa, exceto um coração contrito e humilhado, para fazer isto, misteriosamente, é necessário que haja também o arrependimento do homem. Deus não pode “arrepender-se” no lugar do homem. Por isso ao longo de toda a bíblia, o “coração contrito e humilhado” é uma espécie de paraíso terrestre, a morada predileta de Deus.

A partir do arrependimento termina praticamente a parte do homem e começa a parte exclusiva de Deus, onde o Espírito começa a agir como um fogo, não mais porém como fogo que aquece e inflama.

Para são João da cruz, são dois efeitos da chama viva de amor: ela purifica a alma e lhe infunde força vivacidade e ardor por Deus. Não se contenta em purificar-nos do pecado, mas prolonga sua ação em nós até nos fazer “Fervorosos no Espírito”.

Se descobrirmos em nós os sintomas deste “mal obscuro” da vida espiritual que é a tibieza, se estamos apagados, frios, apáticos, insatisfeitos com Deus e com nós mesmos, existe remédio e é infalível: Precisamos de um belo e santo pentecostes!

  • Pudesse agora em mim esse Divino fogo acender-se e brilhar, destruir a escória dos pensamentos e os montes derreter!
  • Pudesse ele descer do céu e todo o mal consumir! Vem, Espírito Santo, eu grito a ti, Espírito de fervor!

Bibliografia: Canto do Espírito – Frei Raniero Cantalamessa


Éllyda Sousa

Colunista

Cofundadora e Participa do processo formativo da comunidade.

 

COMUNIDADE LÍRIOS DO VALE
Rua Emp. Olavo dos Guimarães Wanderley, 100 - Valentina/Cuiá
João Pessoa/PB - CEP: 58.063-006

2017 © Lírios do Vale – Comunidade Católica. - Todos os direitos reservados.